Perspectivas de treinamento e orientação

contextos da mediação no universo da inclusão digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-578

Palabras clave:

tecnologia de informação e comunicação, inclusão digital, acesso público, mediação, mediador humana

Resumen

Este artigo discute duas das perspectivas utilizadas nos projetos de inclusão digital: o treinamento e a orientação. O principal objetivo visa apresentar o monitor como um elemento-chave para potencializar as transformações requeridas pelas propostas que enfocam inclusão para gerar desenvolvimento por meio da via do acesso público às TIC. Para tanto, de modo específico, procurou-se investigar a importância das ações de treinamento e orientação nos pontos de inclusão digital públicos; e analisar essas ações, no âmbito da inclusão digital, a luz do conceito de mediação. O método utilizado foi o descritivo por meio de metodologia de estudo de multi-casos e levantamento. O universo de pesquisa foram cidades da Região Nordeste do Brasil, denominadas em pesquisa nacional, como aquelas com maior potencialidade para inclusão digital. Como resultado, ilustra a situação das perspectivas embasadas em treinamento e orientação no contexto da inclusão digital nestas cidades. Conclui sinalizando aspectos que denotam a importância de se pensar a mediação para os programas e projetos que visam inclusão digital e as duas principais causas que impactam no monitor (mediação humana).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Ciências da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Doutora em educação e professora.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

PHD em educação e professor Associado.

Citas

BANCO MUNDIAL (2006): Relatório do desenvolvimento humano 2006: poder, pobreza e a crise mundial da água, Brasília.

VIANNA, H. (2011): “Internet e inclusão digital: apropriando e traduzindo tecnologias” em A. Botelho y L. M. Schwarcz (orgs.): Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança, São Paulo, Companhia das Letras, pp. 314-323.

BRASIL (2006): Ministério das Comunicações, Brasília. Em: http://www.idbrasil.gov.br.

COELHO NEVES, B. (2010): “Análise das políticas de informação: sociedade da informação com foco na inclusão digital do global ao local”, Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad -CTS, vol. 5, nº 15, pp. 111-131.

COELHO NEVES, B. (2011): “Formação e orientação: aspectos da mediação no universo da inclusão digital”, Revista Inclusão Social, Brasília, vol. 5, nº 1, p.44-57.

DEMO, P. (2002): O Charme da exclusão social, Campinas, Autores Associados.

DEMO, P. (2009): Educação Hoje – “Novas” tecnologias, pressões e portunidades, São Paulo, Atlas.

VAN DIJK, J. A. G. M. (2005): The Deepening divide: inequality in the information society, Thousand Oaks, Sage Publications, p. 240.

THOMAS, M. (2011): Deconstructing Digital Natives: Young people, Technology and the new literacy, Londres, Routledge.

UNESCO e CETIC BR. (2014): Indicadores e estatísticas TIC para o desenvolvimento. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, Brasília.

VYGOTSKY, L. S. (2007): A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, São Paulo, Martins Fontes, p. 224.

WARSCHAUER, M. (2006): Technology and social inclusion: rethinking the digital divide, MIT. Em: http://www.mitpress.mit.edu/catalog/item/default.asp?sid= BAC81CFA-2B4A-44FF.html.

WARSCHAUER, M. (2007): Laptops and Literacy: learning in the wireless classroom, New York, Teaches College Press.

Descargas

Publicado

2014-09-30

Cómo citar

Coelho Neves, B., & Souza Couto, E. (2014). Perspectivas de treinamento e orientação: contextos da mediação no universo da inclusão digital. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, 9(27), 33–46. https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-578

Número

Sección

Artículos