O Discurso do Sistema Integrado

um estudo de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-751

Palabras clave:

infraestrutura, integração, sistemas, telecomunicações

Resumen

Investigamos, a partir de um recorte temporal que vai de 1969 até o início de 2004, a evolução dos conceitos de Sistemas Integrados de Gestão e de Gerência Integrada de Rede na Embra-tel, então a operadora brasileira de telecomunicações internacionais e de longa distância. Atra-vés de entrevistas com pessoas envolvidas nos projetos e influentes na evolução dos discursos da Integração de Sistemas, dos Sistemas Distribuídos e das Arquiteturas Padronizadas, e na produção de artefatos de TI conformes a esta visão que, como veremos, também se transforma ao longo do tempo, na medida em que avanços tecnológicos tornam possível sua realização, procuramos analisar a importância do discurso e de alguns conceitos de CTS na criação de sistemas informatizados e sua relação com a evolução da TI no país. É importante observarmos que a Embratel de que tratamos aqui não guarda relação com a empresa que existe hoje, cujo controle acionário pertence à Telmex. São outras pessoas, ou-tras estruturas organizacionais, outros valores e outras metas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodney F. de Carvalho, Serviço Federal de Processamento de Dados

Analista.

Núcleo de Estudos de Estudos de Ciência & Tecnologia & Sociedade - NECSO

Citas

BURGESS, M. (2004): Principles of Network and Systems Administration, Inglaterra, John Wiley & Sons Ltd.

CARVALHO, M. S. R. M. (2006): “A Trajetória da Internet no Brasil: Do Surgimento das Redes de Computadores à Instituição dos Mecanismos de Governança”, dissertação de Mestrado, COPPE-UFRJ, setembro, disponível em http://www.nethistory.info/Resources/Internet-BR-Dissertacao-Mestrado-MSaviov1.2.pdf, consulta em maio de 2011.

CARVALHO, R. F. (2010): “O surgimento das redes locais no Brasil”, XXXVI Conferência Latino-americana de Informática, CLEI / I SHIALC, Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe, outubro, San Lorenzo, Paraguay, Universidad Nacional de Asunción, Instituto Politécnico (org).

DANTAS, V. (1988): Guerrilha Tecnológica, a Verdadeira História da Política Nacional de Informática, Rio de Janeiro, LTC Editora, disponível em formato PDF em http://www.mci.org.br/biblioteca/guerrilha_tecnologica.pdf.

Diversos artigos e traduções de artigos clássicos sobre a Teoria Ator-Rede e assuntos correlatos (2003), disponíveis em http://www.necso.ufrj.br/.

EDWARDS, P. N. (1995): The Closed World: Computers and the Politics of Discourse in Cold War America (Inside Technology), Cambridge, MA, The MIT Press.

EDWARDS, P. N., JACKSON, S. J., BOWKER , G. C. e KNOBEL, C. P. (2007): “Understanding Infrastructure: Dynamics, Tensions and Design - Report of a Workshop on ‘History & Theory of Infrastructure: Lessons for New Scientific Cyberinfrastructures’”, NSF Office of Cyberinfrastructure, janeiro.

LAW, J. (1992): Actor Network Resource: An Annotated Bibliography, Lancaster, Grã Bretanha, Lancaster Univ., Centre for Science Studies, Department of Sociology, disponível em http://www.lancs.ac.uk/fass/centres/css/ant/antres.htm

LEAL, R. M. P. (2001): “Atraso e Modernidade no Brasil Globalizado: Uma análise do discurso da mídia na privatização das telecomunicações”, dissertação de mestrado, Escola de Comunicação, UFRJ, Rio de Janeiro.

STANTON, M. A. (1993): A Evolução das Redes Acadêmicas no Brasil: parte 1 - até 1993, publicado originalmente em inglês como “Non-commercial networking in Brazil”, San Francisco, Proceedings do Inet’93, disponível em http://www.ic.uff.br/~michael/pubs/evolucao.htm, consulta em maio de 2011.

Descargas

Publicado

2011-08-30

Cómo citar

de Carvalho, R. F. (2011). O Discurso do Sistema Integrado: um estudo de caso. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, 6(18), 105–136. https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-751

Número

Sección

Dossier