Sobre o Vínculo entre o Humanismo Moderno e a Filosofia da Técnica
Martin Heidegger e Gilbert Simondon
DOI:
https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-843Palavras-chave:
Heidegger, Simondon, humanismo moderno, filosofia da técnicaResumo
Este artigo busca traçar a relação entre o humanismo herdado do século XIX e a atual filosofia da técnica a partir de uma comparação entre as posturas de Martin Heidegger e Gilbert Simondon. Essa comparação é necessária devido à importância de ambos os autores para a filosofia da técnica, pois apresentam posições supostamente antitéticas sobre a relação entre o homem e o fenômeno técnico; além disso, contrastaram suas posições com conteúdos específicos da tecnologia no século XX, como a manipulação da energia nuclear, a emergência das tecnologias digitais, as mudanças na configuração dos fenômenos vitais (biologia molecular) e a consolidação dos meios de comunicação de massa, entre outros. Embora os escritos fundamentais desses autores sobre a técnica datem da década de 1950, a profundidade de suas reflexões obriga a questionar que imagem do homem ainda pode ser reivindicada à luz das transformações mencionadas, o que implica problematizar a aliança conceitual entre o humanismo moderno e a filosofia da técnica.
Downloads
Referências
CHATEAU, J. Y. (1994): “Technophobie et optimisme technologique modernes et contemporains”, seguido de “La question de l’évaluation de la technique”, en Gilbert Simondon. Une pensée de l’individuation et de la technique, Paris, Albin Michel, pp. 115-172.
FOUCAULT, M. (1999): Las palabras y las cosas, México, Siglo XXI.
HEIDEGGER, M. (1984): “La pregunta por la técnica”, Ciencia y técnica, Santiago de Chile, Editorial Universitaria.
HEIDEGGER, M. (1993): Kant y el problema de la metafísica, Madrid, Fondo de Cultura Económica.
HEIDEGGER, M. (1996): “Lenguaje de tradición y lenguaje técnico”, Revista Artefacto. Pensamientos sobre la técnica, nº 1, pp. 12-20.
HEIDEGGER, M. (2002): Serenidad, Barcelona, Ediciones del Serbal.
MITCHAM, C. (1989), ¿Qué es la filosofía de la tecnología?, Barcelona, Anthropos.
MOREY, M. (1987): El hombre como argumento, Barcelona, Anthropos.
MUMFORD, L. (1971): “Preparación cultural”, Técnica y civilización, Buenos Aires, Emecé.
SIMONDON, G. (2008): El modo de existencia de los objetos técnicos, Buenos Aires, Prometeo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.