Heidegger do Avesso e do Direito
DOI:
https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-845Palavras-chave:
técnica, Gestell, Heidegger, vontade de poder, valoresResumo
Um integrante da nova onda de filósofos da tecnologia, Iain Thomson, faz uma leitura gestáltica do texto de Heidegger "A Pergunta pela Técnica", da qual emerge uma visão positiva da tecnologia, em oposição à leitura canônica distópica. Este artigo apresenta uma síntese da visão tradicional, da visão de Thomson e de uma terceira perspectiva, que se distingue das duas primeiras. Esta última baseia-se na afirmação de Mónica Cragnolini sobre a interpretação parcial e incompleta de Heidegger da noção de vontade de poder de Nietzsche.
Downloads
Referências
CRAGNOLINI, M. B. (2003): Nietzsche, camino y demora, Buenos Aires, Biblos.
HEIDEGGER, M. (1994): “La Pregunta por la Técnica”, Heidegger M., Conferencias y Artículos, Barcelona, Ediciones del Serbal, pp. 9-37.
THOMSON, I. (2009): “Understanding Technology Ontotheologically, or: the Danger and the Promise of Heidegger, an American Perspective”, en J. Olsen, E. Selinger y S. Riis, (ed.): New Waves in Philosophy of Technology, Hampshire, Palgrave Macmillan, pp. 146-168.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.