Editorial
Resumo
Como vem ocorrendo desde o seu início, a CTS continua fiel à sua vocação de examinar os temas de maior relevância e atualidade no campo da ciência, tecnologia e sociedade na Ibero-América. Nesta edição, a seção de artigos se inicia com uma contribuição de Mario Albornoz sobre os indicadores de inovação e as dificuldades existentes para conceituá-los teoricamente, uma vez que esses indicadores estão em constante evolução, impedindo conclusões definitivas. Albornoz também destaca a necessidade de aproximar a análise dos indicadores ao contexto ibero-americano. Em seguida, Diego Hurtado de Mendoza investiga o desenvolvimento nuclear da Argentina durante sua última ditadura militar e questiona a dificuldade de interpretar os propósitos tecnológicos em países que estão à margem do cenário global. Por sua vez, Eguzki Urteaga analisa a relação dos cidadãos franceses com o meio ambiente, a ciência e a tecnologia, com base nos resultados de uma pesquisa realizada recentemente. A seção se encerra com um estudo de Jesús Chía e Caridad Escalona, que abordam a experiência cubana no tratamento do impacto CTS, um fator que os autores consideram essencial para solucionar os atuais desequilíbrios econômicos do país caribenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.