Indicadores de ciência e tecnologia para o desenvolvimento social
Conclusões do Sexto Workshop Ibero-Americano e Interamericano de Indicadores de Ciência e Tecnologia
Resumo
A transição para a sociedade da informação implica que a ciência e a tecnologia sejam colocadas a serviço do bem-estar dos cidadãos. Esse desafio exige políticas cuja definição seja baseada em indicadores adequados. A situação de crise social frequentemente vivenciada pelos países da América Latina e do Caribe tem estimulado uma preocupação antiga sobre a necessidade de colocar a ciência e a tecnologia a serviço do desenvolvimento econômico e social. Nesse sentido, tem crescido a consciência sobre os múltiplos fatores que influenciam a tomada de decisões em políticas científicas, tecnológicas e de inovação. Esses fatores devem ser levados em conta no momento de definir metas e tomar decisões, com o objetivo de garantir que o conhecimento se converta efetivamente em um instrumento a serviço do desenvolvimento social. Por isso, os processos decisórios relacionados à ciência e à tecnologia exigem uma base ampla de informações quantitativas e qualitativas sobre os recursos disponíveis, os resultados alcançados, as tendências e os cenários futuros. Em outras palavras, tornou-se evidente que é imprescindível contar com melhores informações para desenvolver melhores políticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.









