O olhar político para as relações entre ciência, tecnologia e sociedade: rumo à construção da corresponsabilidade
Resumo
Um dos temas que tem sido investigado no campo das relações entre ciência, tecnologia e sociedade é o de suas interações com a política. Estas vão além das relações entre cientistas e governos, às quais frequentemente se reduz sua análise, principalmente quando são percebidas a partir dos próprios cientistas. No campo dos estudos sociais da ciência e da tecnologia, a consideração da sociopolítica é relevante para entender diferentes processos: como as perspectivas de mundo que os pesquisadores têm influenciam seus processos de geração de conhecimento; os diferentes valores que influenciam seus perfis como acadêmicos; relacionamentos dentro das próprias comunidades como parte da prática dessas atividades; bem como as relações entre praticantes da ciência e atores pertencentes a diferentes setores da sociedade. Toda essa rede de relações sociais - onde se mediam valores, preferências e posições políticas - revela a complexidade em que está inserida a geração e aplicação do conhecimento científico e tecnológico em nossas sociedades. São fenômenos complexos de caracterizar e investigar, e têm colocado inúmeros desafios teóricos e metodológicos para os especialistas da área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC Attribution 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.