O olhar político para as relações entre ciência, tecnologia e sociedade: rumo à construção da corresponsabilidade

Autores

  • Rosalba Casas UNAM

Resumo

Um dos temas que tem sido investigado no campo das relações entre ciência, tecnologia e sociedade é o de suas interações com a política. Estas vão além das relações entre cientistas e governos, às quais frequentemente se reduz sua análise, principalmente quando são percebidas a partir dos próprios cientistas. No campo dos estudos sociais da ciência e da tecnologia, a consideração da sociopolítica é relevante para entender diferentes processos: como as perspectivas de mundo que os pesquisadores têm influenciam seus processos de geração de conhecimento; os diferentes valores que influenciam seus perfis como acadêmicos; relacionamentos dentro das próprias comunidades como parte da prática dessas atividades; bem como as relações entre praticantes da ciência e atores pertencentes a diferentes setores da sociedade. Toda essa rede de relações sociais - onde se mediam valores, preferências e posições políticas - revela a complexidade em que está inserida a geração e aplicação do conhecimento científico e tecnológico em nossas sociedades. São fenômenos complexos de caracterizar e investigar, e têm colocado inúmeros desafios teóricos e metodológicos para os especialistas da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalba Casas, UNAM

Doctora en políticas científicas y tecnológicas. Investigadora titular C, Instituto de Investigaciones Sociales, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

Downloads

Publicado

2022-07-17

Como Citar

Casas, R. (2022). O olhar político para as relações entre ciência, tecnologia e sociedade: rumo à construção da corresponsabilidade. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, 17(50), 131–136. Recuperado de https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/288

Edição

Seção

Dossiê