Ciência, tecnologia e sociedade: o potencial da extensão universitária como interface mediadora

Autores

  • Andrés Wursten UNER

Palavras-chave:

comunicação científica, extensão universitária, apropriação da ciência

Resumo

Este artigo explora o problema da circulação do conhecimento científico e tecnológico, e as formas como as universidades respondem a ele. Especificamente, é apresentado um estudo de caso de extensão na Universidade Nacional de Entre Ríos (Argentina), mostrando o potencial desta função para gerar processos de comunicação e apropriação da ciência. Em primeiro lugar, revê em termos conceptuais a proximidade dos campos de: ciência, tecnologia e sociedade; comunicação pública da ciência; extensão. Em segundo lugar, apoiado por dados empíricos, a extensão universitária é postulada como uma prática que pode ser abordada como uma instância onde o conhecimento científico-técnico é partilhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrés Wursten, UNER

Docente, investigador y extensionista de la Universidad Nacional de Entre Ríos, Argentina. El presente artículo se basa en la investigación desarrollada por el autor en el marco de la tesis titulada Apropiación Social de las Ciencias. Análisis de la práctica extensionista en la Universidad Nacional de Entre Ríos, cuya defensa en la Universidad Nacional de Entre Ríos, el 30 de abril de 2021, le permitió la obtención del título de doctor en ciencias sociales.

Downloads

Publicado

2022-07-16

Como Citar

Wursten, A. (2022). Ciência, tecnologia e sociedade: o potencial da extensão universitária como interface mediadora. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, 17(50), 37–63. Recuperado de https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/293

Edição

Seção

Artigos