Um Modo de Análise da Infraestrutura Científica das Tecnologias da Informação e da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-932Palavras-chave:
teoria dos grafos, análise de redes, previsão tecnológica, web semântica, sociedade da informação, sociedade do conhecimentoResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma forma de analisar o estado e a evolução da pesquisa científica (que, no título, chamamos de “infraestrutura científica”) da qual se originam as tecnologias da informação e da comunicação (TICs), as quais constituem a base da sociedade da informação e abrirão caminho para uma sociedade do conhecimento. É possível, neste campo, prever a partir da pesquisa científica qual será a nova geração de TICs? Com o intuito de oferecer uma resposta, propomos um método ilustrado por um estudo de caso sobre a “web semântica” (2004–2005), representada por 795 registros bibliográficos. O método consiste na definição de um sistema de categorias, denominado classificador, no qual os conceitos extraídos dos dados são organizados segundo uma ordem estatística. Em seguida, procede-se à sua modelagem com base na teoria dos grafos. Sustentamos que essa forma de análise pode ser generalizada para o estudo de outros casos, além do exemplo da “web semântica” que utilizamos neste trabalho.
Downloads
Referências
BERNERS-LEE, T. HENDLER, J. y LASSILA, O. (2001): “The Semantic Web”, Scientific American, Mayo, p. 34-43.
CALLON, M., COURTIAL, J. P., TURNER, W. A. y BAUIN, S. (1983): “From translations to problematic networks: An introduction to co-words analysis”, Social Science Information, vol. 22, p. 191-235.
CALLON, M., LAW, J. y RIP, A. (eds) (1986): Mapping the Dynamics of Science and Technology, London, Macmillan Press.
COURTIAL, J. P. (1990): Introduction à la scientométrie, Paris, Anthropos-Economica.
SHADBOLT, N., HALL, W. y BERNERS-LEE, T. (2006): “The Semantic Web Revisited”, IEEE Intelligent Systems, Mayo/Junio, p. 96-101.
STAAB, S. y R. STUDER, R. (eds.) (2004): Handbook on Ontologies, Berlin, Springer.
WASSERMAN, S. y FAUST, K. (1999) Social Network Analysis. Methods and Applications, Londres, Cambridge University Press
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.