Sobre a Revista

Foco e Escopo

A CTS tem o objetivo de alcançar uma melhor articulação entre a ciência e a sociedade nos países da América Latina e a península ibérica, bem como promover o diálogo e iniciar discussões sobre questões importantes relativas ao seu âmbito. A CTS tem uma visão regional e avalia e publica os artigos que recebe sob uma perspectiva plural e interdisciplinar.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos acadêmicos publicados na CTS são aprovados a partir de um sistema de revisão feito por pares que também é chamado de revisão paritária ou arbitragem.

Em uma primeira etapa de avaliação, os artigos são revisados por membros do Conselho Editorial, que aprovam ou desaprovam as obras quanto a sua relevância para o universo da articulação ciência-tecnologia-sociedade. Os artigos aprovados nesta instância são enviados para avaliação por especialistas com prestígio internacional, realizada através do método double blind review. Durante esta etapa, os especialistas podem aprovar os artigos, aprová-los com pequenas revisões, aprová-los com revisões importantes ou desaprová-los. Caso um artigo seja aprovado com revisões importantes, será necessária uma nova avaliação do revisor atribuído.

A participação dos revisores é ad-honorem. Nenhum deles faz parte da estrutura da CTS (Direção, Coordenação, Secretaria e Conselho Editorial). Eles recebem um período de quatro semanas para entregar um primeiro veredicto e podem solicitar extensões para ter mais tempo.

Política de Acesso Livre

Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.

Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.

Bases de dados

Entre outras bases, a CTS está incluída em: está incluída em: EBSCO (Fuente Académica Plus), European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH PLUS), International Bibliography of the Social Sciences (IBSS), SciELO, Latindex, Catálogo Latindex 2.0, Redalyc, Dialnet, Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB), Sello de Calidad de Revistas Científicas Españolas de la Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (FECYT) e Núcleo Básico de Revistas Científicas Argentinas.

 

Histórico do periódico

A partir do primeiro número, publicado em setembro de 2003, a CTS mantém o objetivo de alcançar uma melhor articulação entre a ciência e a sociedade nos países da América Latina e a península ibérica, bem como promover o diálogo e iniciar discussões sobre questões importantes relativas ao seu âmbito. Ao longo de sua história publicou trabalhos relevantes de pesquisadores ibero-americanos e de outras origens.