Educação CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica
Uma Visão Geral Através de Diferentes Contextos Culturais
Resumo
Sob este título geral são resenhados a seguir três livros de editor e um de autor que abordam a educação CTS no ensino das ciências. Pelas suas características, os três textos selecionados em coautoria—dois em inglês e um em espanhol—oferecem ao leitor, em conjunto, uma visão panorâmica muito abrangente sobre a influência do movimento CTS no ensino das ciências, abordando contextos culturais tão diferentes quanto os de países anglófonos (Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e Austrália) e da Península Ibérica (Espanha e Portugal). O quarto livro, escrito e resenhado em português, constitui sobretudo uma reflexão profunda sobre o papel da temática CTS na ciência escolar. Das páginas de todos eles podem ser extraídas diversas conclusões, mas se fosse preciso destacar apenas uma, seria que o futuro do ensino das ciências deve vincular-se à educação CTS, que precisa assumir o papel central exigido pelo nosso tempo para renovar o primeiro.
Downloads
Referências
ACEVEDO, J.A.; VÁZQUEZ, A. (2003): “Las relaciones entre ciencia y tecnología en la enseñanza de las ciencias”, Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2(3), editorial. Disponible en: http://www.saum.uvigo.es/reec/.
MARTINS, I., [org.] (2000): “O Movimento CTS na Península Ibérica”, I Seminário Ibérico sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino-aprendizagem das ciências experimentais, Aveiro, Portugal, Universidade de Aveiro, 6-8 Julho.
MARTINS, I., PAIXÃO, F.; VIEIRA, R., [org.] (2004): “Perspectivas Ciência-Tecnologia- Sociedade na Inovação da Educação em Ciência”, III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Aveiro, Portugal, Universidade de Aveiro, 28-30 Junho.
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Disponible en: http://www.saum.uvigo.es/reec/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.