Rompendo paradigmas na educação em engenharia

Autores

  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luis Texeira do Vale Pereira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

educação em engenharia, desenvolvimento tecnológico, paradigmas educacionais da engenharia

Resumo

Embora compreendamos que a educação para uma civilização comece muito antes da educação em engenharia, não vamos apelar para o caminho fácil de transferir eventuais problemas para as etapas anteriores do processo de educação formal. Na qualidade de professores de engenharia, nós não nos eximimos das responsabilidades mais diretas que nos dizem respeito. Apresentamos neste artigo uma rápida visão crítica do ensino de engenharia no Brasil, com intuito de abrir discussões sobre a sua pertinência no papel formador de cidadania mais esclarecida, notadamente na formação de cidadãos-engenheiros, que detêm a técnica e por isso devem se responsabilizar, especialmente nesse campo de ação humana, mais reflexivamente acerca de suas competências. Para tal, resumimos algumas ações que temos aplicado, ao longo de 40 anos de docência, visando uma formação mais crítica e que possa contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento através da tecnologia a serviço do social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Antonio Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

epartamento de Engenharia Mecânica, CTC, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET).

Luis Texeira do Vale Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Departamento de Engenharia Mecânica, CTC, UFSC.

Referências

BAZZO, W. A. (2016a): De técnico e de humano, questões contemporâneas, Florianópolis, Editora da UFSC.

BAZZO, W. A. (2016b): “Ponto de Ruptura Civilizatória: A Pertinência de uma Educação ‘desobediente’”, Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS, vol. 12, nº 34, pp. 73-91.

BAZZO, W. A. (2017): Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da Educação Tecnológica, Florianópolis, Editora da UFSC.

BAZZO, W. A., LINSINGEN, I. V. e PEREIRA, L. T. V. (2003): Introdução aos estudos CTS (Ciência, tecnologia e sociedade), Madri, OEI.

BAZZO, W. A. e PEREIRA, L. T. V. (2016): Introdução à Engenharia, conceitos, ferramentas e comportamentos, Florianópolis, Editora da UFSC.

BAZZO, W. A., PEREIRA, L. T. V. e BAZZO, J. L. S. (2016): Conversando sobre educação tecnológica, Florianópolis, Editora da UFSC.

BAZZO, W. A., PEREIRA, L. T. V. e LINSINGEN, I. V. (2016): Educação Tecnológica, enfoques para o ensino de engenharia, Florianópolis, Editora da UFSC.

KUHN, T. (1992): A estrutura das revoluções científicas, São Paulo, Perspectiva.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

Bazzo, W. A., & Texeira do Vale Pereira, L. (2019). Rompendo paradigmas na educação em engenharia. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, 14(41). Recuperado de https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/115

Edição

Seção

Dossiê