Poéticas del agua. Entre a Experiência Estética e a Consciência Ambiental
Palavras-chave:
água, formação, arte, consciência ambientalResumo
Neste artigo, apresentamos o projeto Poéticas del agua realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Los Andes (ULA), Venezuela, em convênio com a RIUL. Nosso objetivo é centrado na sensibilização de diferentes comunidades leitoras sobre a importância deste elemento para a vida, a partir da interpretação das representações simbólicas da água. A abordagem interdisciplinar da pesquisa facilita a confluência de duas linhas de trabalho fundamentais: a formação de leitores e a promoção de uma consciência ecológica através da experiência artística. No contexto das atividades propostas, mostramos os resultados atingidos em uma série de workshops relacionados à leitura e à expressão literária, plástica e corporal.Downloads
Referências
BORGES, J. L. (2001): Arte poética, Barcelona, Crítica.
CARDONA, P. (1993): La percepción del espectador, México, Consejo Nacional para la Cultura y Bellas Artes.
DIEGO, E. (1991): Poesía y prosa selectas, Caracas, Biblioteca Ayacucho.
GADAMER, H. G. (1998): Arte y verdad de la palabra, Barcelona, Paidós.
GERBASI, V. (2004): Antología poética, Caracas, Monte Ávila Editores.
LARROSA, J. (1996): La experiencia de la lectura. Estudios sobre literatura y formación, México, Fondo de Cultura Económica.
LARROSA, J. (2003): Entre lenguas. Lenguaje y Educación después de Babel, Barcelona, Laertes.
LERNER, D. (2008): Leer y escribir en la escuela: Lo real, lo posible y lo necesario. México, Fondo de Cultura Económica.
LLEDÓ, E. (1999): El silencio de la escritura: lo real, lo posible y lo necesario, Madrid, Espasa Calpe.
MARTOS-NÚÑEZ, E. y MARTOS GARCÍA, A. (2013): “Ecoficciones e imaginarios del agua y su importancia para la memoria cultural y la sostenibilidad”, Alpha: revista de arte, letras y filosofía, vol. 36, pp. 71-91. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4848682.
RICOEUR, P. (1996): Historia y narración, vol. III, México, Siglo XXI.
RODRÍGUEZ, A. (2005): Poética de la interpretación, Mérida, Consejo de
Publicaciones-Cdcht de la ULA.
STEINER, G. (2007): Los logócratas, México, Fondo de cultura económica, Siruela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.