Comparação de metodologias de medição da qualidade na educação universitária

Autores

  • Claudia Partal UPSO
  • María Tatiana Gorjup UPSO
  • Hernán Pedro Vigier UPSO

Palavras-chave:

educação superior, qualidade, indicadores, universidade, avaliação

Resumo

Tendo em vista que o conceito de qualidade está instalado na agenda da educação universitária, especialmente a avaliação da qualidade, e que atualmente ambos os conceitos são um tema de grande importância na maioria dos países, no presente trabalho foram comparadas três metodologias utilizadas para medir a qualidade do ensino superior: eles são; aqueles estimados por agências de acreditação, as classificações de universidades de classe mundial e os modelos de medição de qualidade de serviço. Com base na definição de qualidade estabelecida pela UNESCO em 2007, cada instrumento de medida de qualidade foi revisado a fim de demonstrar a presença dos conceitos incluídos na definição de qualidade adotada. O estudo realizado mostrou que, exceto por pequenas observações, as metodologias atuais de mensuração da qualidade da formação universitária não consideram as dimensões sociais como parâmetros de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Partal, UPSO

Graduação em ciência da computação. Professora adjunta da Universidade Provincial do Sudoeste (UPSO), Argentina. Aluna de pós-graduação do doutorado em ciências da administração, UPSO.

María Tatiana Gorjup, UPSO

Doutorada em economia. Professora adjunta da Universidade Provincial do Sudoeste (UPSO), Argentina. Pesquisadora categoria III do Programa de Incentivo ao Professor-Pesquisador.

Hernán Pedro Vigier, UPSO

Doutorado em economia. Professor titular da Universidade Provincial do Sudoeste (UPSO), Argentina. Pesquisadora categoria I do Programa de Incentivo ao Professor-Pesquisador. Investigador independente da Comissão de Investigadores Científicos (CIC).

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Partal, C., Gorjup, M. T., & Vigier, H. P. (2022). Comparação de metodologias de medição da qualidade na educação universitária. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, 17(51), 37–68. Recuperado de https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/315

Edição

Seção

Artigos