Desenvolvimento tecnológico a partir das ciências
luzes e sombras
DOI:
https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-518Palavras-chave:
tecnólogo, empreendedor, quadrante de Pasteur, ciência e empresasResumo
Este trabalho propõe algumas reflexões em torno dos alcances e consequências do crescente protagonismo dos científicos, instituições científicas e universidades em geral na produção de bens tecnológicos, gerando inovação, participando na criação de empresas e produtos solicitados por privados ou estatais. Estas atividades podem gerar postos de trabalho de qualidade, o aumento da competitividade da economia, e da qualidade de vida dos habitantes. Muitas universidades e institutos de pesquisa se têm dedicado tradicionalmente a atividades relacionadas com a produção de conhecimento e ao ensino; contudo o modelo atual em muitos países inclui um deslocamento da atividade dos cientistas, encaminhado a um perfil de cientista- tecnólogo. Aqui apresentaremos um panorama desse processo de mudança.
Downloads
Referências
BOIDO, G. y BALDATTI, C.T. (2012): “Nuevas tecnologías: ¿para quiénes? El caso de la nanotecnología”, Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS, vol. 7, nº 21, pp. 11-21.
UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES (2004): Censo docente. Disponible en: (http://www.uba.ar/institucional/censos/Docente2004/censo_docente.pdf.
CIENCIA HOY (2012): “Entrevista a Roberto Salvarezza, Presidente del CONICET”, vol. 22, nº 127, pp. 7-12.
CONICET (2012): CONICET en cifras. Disponible en: http://www.conicet.gov.ar/web /conicet.acercade.cifras/graficos. Consultado el 20 de junio de 2013.
REPETTO, J. M. (2012): “Emprender desde la ciencia”, El Cable, nº 804, pp. 5.
Disponible en: http://www.fcen.uba.ar/prensa/cable/2012/pdf/Cable_804.pdf.
RICYT (2011): Indicadores. Disponible en: http://www.ricyt.edu.ar/indicadores.
STOKES, D. E. (1997): Pasteur’s quadrant – Basic science and technological innovation, Washington D.C., Brookings Inst. Press.
VACCAREZZA, L. S. (1998): “Ciencia, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en América Latina”, Revista Iberoamericana de Educación, nº 18, pp. 13-40.
VALLEJOS, O. R. (2010): “Universidad-empresa: un estudio histórico-político de la conformación del CETRI Litoral”, Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad -CTS, vol. 6, nº 16, pp. 123-152.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CC Attribution 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.