Eulalia Pérez Sedeño: contando mulheres

Autores

Resumo

Eulalia Pérez Sedeño é muito mais do que uma pesquisadora de gênero, mas para mim ela sempre será a pessoa que ensinou como contar as mulheres na Espanha. Em 2000, foi publicado o relatório ETAN, que analisava a presença de mulheres em instituições científicas e acadêmicas europeias. Pela primeira vez, os dados mostraram o que muitos já sabiam: que o teto de vidro e a discriminação territorial prevaleciam nas carreiras acadêmicas, mas ainda não conhecíamos esses termos. Eulalia Pérez Sedeño nos ensinou esses termos quando realizou o primeiro estudo sobre indicadores de ciência e gênero na Espanha. Ela nos falou sobre o conjunto de obstáculos invisíveis que impedem o progresso das mulheres na ciência e o conjunto de preconceitos que agrupam as mulheres em atividades "próprias de seu sexo". Depois disso, muitas pesquisadoras continuaram a contar as mulheres, analisando os fatores subjacentes à discriminação e as medidas políticas para enfrentá-los, porque, como Eulalia afirmou em 2001, "o teto de vidro está muito próximo e pesa muito. Mas, como a história mostra que, com os esforços de todos, ele vem subindo ao longo dos anos, quero ser otimista apesar de tudo: porque o vidro, no final, por mais espesso que seja, pode ser quebrado".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Obdulia Torres, Universidade de Salamanca

Professora de lógica e filosofia da ciência na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Suas linhas de pesquisa atuais são estudos de gênero - especialmente estudos quantitativos -, filosofia das ciências sociais e, dentro dos estudos STS, controvérsias científicas e tecnológicas e o papel que os especialistas desempenham nelas. Ela supervisionou várias teses de doutorado sobre a situação das mulheres nos sistemas de ciência e tecnologia dos países latino-americanos. Atualmente, é diretora do Programa de Doutorado Interuniversitário em Lógica e Filosofia da Ciência e pesquisadora do Instituto Universitário de Estudos de Ciência e Tecnologia da USAL.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

Torres, O. (2024). Eulalia Pérez Sedeño: contando mulheres. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, 19(56), 209–210. Recuperado de https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/709

Edição

Seção

Esboços