Nova cultura da técnica: para uma civilização elevada?
Palavras-chave:
cultura técnica, filosofia da tecnologia, Gilbert Simondon, Gregory BatesonResumo
Este trabalho chama a atenção para as semelhanças entre Gilbert Simondon e Gregory Bateson sobre a importância da abordagem cibernética como modelo para uma nova cultura da técnica. Eles nos incitam a abandonar os argumentos baseados na identidade para buscar ressonâncias, e deixar de lado a análise meramente formal para passar a considerar processos transdutores e abdutivos. Por outro lado, ambos compartilham o desejo de alcançar uma civilização mais “alta”, baseada não apenas no conhecimento técnico, mas também em uma sabedoria técnica que faça da integridade do sistema o critério último de significado e decisão. Sugere-se que o modo de Bateson conceber uma alta civilização - que pressupõe um terceiro nível de aprendizagem - pode dar conteúdo positivo à demanda de Simondon por uma nova cultura técnica. Tal conteúdo foi organizado em quatro condições: significação, reflexão crítica, tecnicidade e convergência. Como observação final, nota-se a relação dessa nova cultura com a ecologia política e sua crítica ao ideal de crescimento indefinido.Downloads
Referências
BATESON, G. (1991): Pasos hacia una ecología de la mente: una aproximación revolucionaria a la comprensión del hombre, Buenos Aires, Lohlé-Lumen.
BATESON, G. (2011): Espíritu y Naturaleza: una unidad necesaria, Buenos Aires, Amorrortu.
BATESON, G. y BATESON, M. C. (2013), El temor de los ángeles: epistemología de lo sagrado, Barcelona, Grijalbo.
GORZ, A. (2011): Ecológica, Buenos Aires, Capital Intelectual.
ILLICH, I. (2011): Obras Reunidas, vol. 1, México DF, Siglo XXI.
LATOUCHE, S. (2014): Límite, Adriana Hidalgo, Buenos Aires.
LIPSET, D. (1991): Gregory Bateson: el legado de un hombre de ciencia, México, FCE.
RODRIGUEZ, P. y BLANCO, J. (2015): Amar las máquinas, Buenos Aires, Prometeo
SIMONDON G. (2007): El modo de existencia de los objetos técnicos, Buenos Aires, Prometeo.
SIMONDON G. (2009): La individuación: a la luz de las nociones de forma y de información, Buenos Aires, La Cebra/Cactus.
SIMONDON G. (2012): Curso sobre la Percepción (1964-1965), Buenos Aires, Cactus.
SIMONDON G. (2013): Imaginación e Invención (1965-1966), Buenos Aires, Cactus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.