Epistemologia Popular
Condicionantes Subjetivos da Credibilidade
DOI:
https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-920Palavras-chave:
epistemologia popular, comunicação social da ciência, cultura científica, transferência e intercâmbio de conhecimentoResumo
O tema deste trabalho são os condicionantes subjetivos da credibilidade e da atribuição de confiança na comunicação social da ciência e, de forma mais ampla, nos processos de transferência de conhecimento. Trata-se de uma linha de pesquisa em andamento que já pode oferecer alguns resultados interessantes. Adaptando a noção prévia de epistemologia cívica, defenderei que os usuários do conhecimento são agentes atitudinalmente ativos na apropriação do saber e que suas atitudes têm origem em um repertório limitado de estilos epistêmicos. Nesse sentido, o desenvolvimento de uma epistemologia popular pode ser útil para uma melhor compreensão dos condicionantes da cultura científica e, de modo geral, para as políticas de promoção e gestão do conhecimento e para a governança da ciência.
Downloads
Referências
FECYT (Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (2005): Percepción social de la ciencia y la tecnología en España - 2004, FECYT, Madrid.
JASANOFF, S. (2005): Designs on Nature: Science and Democracy in Europe and the United States, Princeton University Press, Princeton.
LÓPEZ CEREZO, J.A. (1989): "El caso contra la psicología popular", Cognitiva 2/3, 227-242, 281-297.
LÓPEZ CEREZO, J.A. y M. CÁMARA HURTADO (2005): "Apropiación social de la cien-cia", en: FECYT (2005): Percepción social de la ciencia y la tecnología en España -2004, FECYT, Madrid.
MARCHI, B. y J. RAVETZ (1999): "Risk management and governance: a post-normal science approach", Futures, Nº 31, 743-757.
MUÑOZ, J. y J. VELARDE (eds.) (2000): Compendio de epistemología, Trotta, Madrid.
WYNNE, B. (1995): "Public Understanding of Science", en S. Jasanoff y otros (eds.): Handbook of Science and Technology Studies, Sage, Londres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.