Filosofia da Política Científica
Apresentação
Resumo
A revista CTS organizou este dossiê sobre filosofia da política científica como uma dupla homenagem a Emilio Muñoz — amigo, colega e, em alguns casos, mestre daqueles que editamos esta revista. O dado quase exclusivamente burocrático de que Emilio se aposenta certamente não encerrará sua contribuição nesse campo, mas abre caminho para os devidos reconhecimentos. A CTS presta homenagem, por um lado, ao pesquisador e praticante da política científica em momentos cruciais para o desenvolvimento científico e tecnológico da Espanha moderna. Presta homenagem também àquele que, nos últimos anos de sua carreira, sentiu a necessidade de refletir de forma mais profunda sobre sua própria experiência, promovendo o programa de “Filosofia da Política Científica” no âmbito do CSIC. A melhor homenagem é ter reunido uma série de autores — muitos deles com grande destaque profissional e pessoalmente ligados a Emilio — que representam a vanguarda desse campo de trabalho: a filosofia da política científica, entendida como um espaço de reflexão multidisciplinar sobre os desafios sociais, políticos e éticos colocados pela promoção e governança da ciência no mundo atual. Este dossiê sobre filosofia da política científica é, por sua vez, inspirado no publicado pela revista Philosophy Today, “Toward a Philosophy of Science Policy: Approaches and Issues” (2004). Carl Mitcham e Robert Frodeman, coordenadores daquele dossiê, também contribuem com reflexões neste número.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.









