O Espelho Quebrado do Conhecimento e o Ideal de uma Visão Coerente de Mundo

Autores

  • Jesús Mosterín Instituto de Filosofía del CSIC

DOI:

https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-1100

Palavras-chave:

filosofia da ciência, história da ciência, humanidades, cultura científica

Resumo

Este artigo postula a necessidade de recompor uma imagem global do mundo a partir das contribuições da ciência e da filosofia.
No mundo atual, a especialização da ciência resulta em uma soma de saberes específicos e restritos que, embora permita o avanço científico, se opõe à filosofia — entendida, em termos platônicos, como o saber que oferece uma visão do todo. No entanto, ciência e filosofia não são opostas, como demonstra a história de ambas, mas formam um contínuo: a curiosidade do cientista não se esgota nos limites do seu campo específico, e o filósofo, por sua vez, utiliza em suas reflexões os conhecimentos desenvolvidos pela ciência. Este artigo afirma que ciência e filosofia devem se articular para a criação de uma cosmovisão que sirva de base para analisar e resolver os problemas individuais e coletivos. A busca por uma visão de mundo global é o objetivo final de toda investigação, e somente a conjugação entre ciência e filosofia permitirá a expansão da compreensão racional do mundo e a construção de um marco de referência abrangente para a reflexão e a ação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMUS, Albert (1942): Le Mythe de Sisyphe. Essai sur l’Absurde, París Gallimard.

MOORE, George Edward (1953): Some Main Problems of Philosophy, Londres, Macmillan. ORTEGA Y GASSET, José [1957] (1995): ¿Qué es filosofía?, Madrid, Alianza.

POPPER, Karl (1958): The Logic of Scientific Discovery, Londres, Hutchinson.

RUSSELL, Bertrand (1912): The Problems of Philosophy, Oxford, Oxford University Press.

SOKAL, Alan; BRICMONT, Jean (1998): Fashionable Nonsense: Postmodern Intellectuals’ Abuse of Science, Nueva York, Picador. [Hay traducción española: Imposturas intelectuales, Barcelona, Paidós, 1999.]

Downloads

Publicado

2003-09-30

Como Citar

Mosterín, J. (2003). O Espelho Quebrado do Conhecimento e o Ideal de uma Visão Coerente de Mundo. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, 1(1), 209–221. https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-1100

Edição

Seção

Dossiê