Jornalismo científico e comunicação científica: profissionalização diante da transição digital

Autores

  • Ana María Vara CONICET y EH-UNSAM

Resumo

O jornalismo científico e, de forma mais geral, a comunicação da ciência, na Argentina, assim como em vários países da América Latina, encontra-se em processo de profissionalização, com uma comunidade de praticantes bastante consolidada e com identidade definida, além de uma oferta crescente de educação e formação e um desenvolvimento promissor no campo da investigação em diferentes instituições. No entanto, esta comunidade, os seus discursos e as suas práticas encontram-se hoje em várias encruzilhadas, derivadas da incorporação acelerada das novas tecnologias de comunicação e da transição para a era digital, que colocaram em crise os critérios de verdade e transformaram a ecologia dos media, tendo um impacto sobre questões-chave, como gêneros, funções e modelos de negócios para a prática profissional. É preciso conscientizar e refletir sobre as consequências dessas mudanças, que colocam em tensão o processo de profissionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana María Vara, CONICET y EH-UNSAM

Centro de Estudios de Historia de la Ciencia José Babini, Laboratorio de Investigación en Ciencias Humanas (LICH), dependiente de CONICET y EH-UNSAM, Argentina.

Downloads

Publicado

2022-07-17

Como Citar

Vara, A. M. (2022). Jornalismo científico e comunicação científica: profissionalização diante da transição digital. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, 17(50), 187–194. Recuperado de https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/303

Edição

Seção

Dossiê