Jornalismo científico e comunicação científica: profissionalização diante da transição digital
Resumo
O jornalismo científico e, de forma mais geral, a comunicação da ciência, na Argentina, assim como em vários países da América Latina, encontra-se em processo de profissionalização, com uma comunidade de praticantes bastante consolidada e com identidade definida, além de uma oferta crescente de educação e formação e um desenvolvimento promissor no campo da investigação em diferentes instituições. No entanto, esta comunidade, os seus discursos e as suas práticas encontram-se hoje em várias encruzilhadas, derivadas da incorporação acelerada das novas tecnologias de comunicação e da transição para a era digital, que colocaram em crise os critérios de verdade e transformaram a ecologia dos media, tendo um impacto sobre questões-chave, como gêneros, funções e modelos de negócios para a prática profissional. É preciso conscientizar e refletir sobre as consequências dessas mudanças, que colocam em tensão o processo de profissionalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC Attribution 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.