Bioaprimoramento humano e transumanismo. Notas para discussão, além da tecnología
Resumo
Há algumas décadas, a biologia molecular, a engenharia genética e as ciências biomédicas em geral são protagonistas dos mais deslumbrantes e perturbadores desenvolvimentos científicos. Mas, sem dúvida, o surgimento nos últimos anos da tecnologia CRISPR alimentou uma série de debates anteriores, incluindo um sobre a possibilidade de intervir geneticamente na reprodução humana e conseguir melhorias. Não surpreendentemente, o Prêmio Nobel de Química de 2020 foi para Emmanuelle Charpentier (Universidade de Umeå, Suécia) e Jennifer Doudna (Universidade da Califórnia, Berkeley) por seu trabalho nessa tecnologia. Mas também, alguns meses antes, o cientista chinês He Jiankui havia sido condenado a três anos de prisão e uma grande multa por "realizar ilegalmente a edição genética de vários embriões humanos para fins reprodutivos". He Jiankui havia anunciado o nascimento de gêmeas com DNA modificado pela nova tecnologia CRISPR-Cas9, "para evitar que contraíssem o HIV", e também outra eventual gravidez em que intervieram da mesma forma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC Attribution 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.