Crônica do Primeiro Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação: “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento na Ibero-América”
DOI:
https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-979Resumo
Os países ibero-americanos enfrentam uma necessidade urgente de encontrar soluções para desafios imediatos nas áreas de educação, infraestrutura, inovação, meio ambiente, saúde e bem-estar social. Há várias décadas, especialistas em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) de toda a Ibero-América vêm debatendo a contribuição da ciência e da tecnologia para a transformação das condições de vida — ou seja, seu impacto em diferentes esferas das sociedades da região. O Primeiro Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação (CTS+I) evidenciou uma crescente ênfase na necessidade de criar espaços e condições concretas para que a cidadania, em geral, assuma um papel relevante na definição e no acompanhamento das políticas públicas. A participação cidadã foi uma preocupação unânime e um eixo transversal de um evento que, ao reunir mais de quinhentas pessoas de vinte e seis países ibero-americanos, pode ser visto como um retrato fiel do estado da arte deste campo na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.