A Ciência e a Era Atômica nos Textos de José Reis

Autores

  • Mariana Mello Burlamaqui Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Luisa Massarani Fundação Oswaldo Cruz
  • Ildeu de Castro Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

divulgação científica, história das ciências, José Reis, cultura e ciência

Resumo

Neste artigo, analisamos os textos sobre a era atômica e a energia nuclear, escritos pelo cientista José Reis (1907-2002) e publicados nos jornais Folha da Manhã (1925-1959) e Folha de S. Paulo (1960-). Nosso período de análise se inicia no ano de 1947, quando Reis começou a escrever para esta organização jornalística, e finaliza em 2002, ano da sua última publicação e de seu falecimento. Energia nuclear foi um tema de grande destaque em jornais de todo o mundo no cenário pós-Segunda Guerra Mundial. Em seus textos, Reis discute o lado “negativo” da energia nuclear, seu uso para a guerra e os riscos e danos desse uso. Destaca ainda que a responsabilidade moral dos cientistas cresce frente a esses riscos e suas consequências danosas. Reis procurou, também, nesse espaço midiático, sensibilizar a opinião pública sobre os usos dessa energia para fins pacíficos, como na medicina e na indústria. Estas atividades possuíam um caráter social importante, pois ele era um autor que conquistou credibilidade perante a sociedade e seus pares, por conta de sua atuação de destaque na construção da ciência brasileira e na divulgação científica no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Mello Burlamaqui, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Luisa Massarani, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, coordenadora do Mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde e docente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, ambos da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, e do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.

Ildeu de Castro Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ANDRADE, A. M. R. (2006): A opção nuclear: 50 anos rumo à autonomia, Rio de Janeiro, MAST/CNEN.

BAUER, M. (2012): “Public attention to science, 1820?2010 - a ‘longue duree’ picture”, en S. Rodder, M. Franzen y P. Weingart (eds.): The Sciences’ Media Connection: Public Communication and Its Repercussions, Sociology of the sciences yearbook, n° 28, Londres, Springer, pp. 35-58.

DELMAS, C. (1979): Armamentos Nucleares e Guerra Fria, São Paulo, Editora Perspectiva.

HOBSBAWN, E. (1994): A era dos extremos: o breve século XX. 1941-1991, São Paulo, Companhia das Letras.

MASSARANI, L. e MOREIRA, I. (2001): “A divulgação científica no Rio de Janeiro: Algumas reflexões sobre a década de 20”, História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), vol. 7, nº 3, pp. 627-651.

MENDES, M. (2006): Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista-divulgador José Reis (1948-1958), tese de doutorado em história das ciências e da saúde, Rio de Janeiro, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

RAMALHO, M. (2012): “Ciência em telejornais: uma proposta de ferramenta para análise de conteúdo de notícias científicas”, en L. Massarani L. y M. Ramalho (eds.): Monitoramento e capacitação em jornalismo científico - a experiência de uma rede ibero-americana, Rio de Janeiro, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

REIS, J. (1974): “História da ciência: de onde vem, para onde vai”, História da Ciência e Perspectiva Científica, São Paulo.

REIS, J. e GONÇALVES, N. (2000): “Veículos de Divulgação Científica”, em G. Kreinz e C. Pavan: Os donos da paisagem, São Paulo, NJR/ECA/USP.

SCHWARTZMAN, S. (2001): Um espaço para a ciência: a formação da comunidade científica no Brasil, Brasília, MCT/CET.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Como Citar

Burlamaqui, M. M., Massarani, L., & Castro Moreira, I. de. (2017). A Ciência e a Era Atômica nos Textos de José Reis. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, 12(35). Recuperado de https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/21

Edição

Seção

Artigos