Janelas para o mundo da ciência
preparação e oportunidade
DOI:
https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-1099Palavras-chave:
alfabetização científica, cultura humanística, cultura científicaResumo
A ciência, a tecnologia e a democracia podem inter-relacionar-se e apoiar-se mutuamente, com resultados benéficos para a sociedade como um todo, desde que os cidadãos sejam adequadamente educados e, como adultos, tenham acesso ao mundo científico. O impacto da ciência na melhoria da vida humana depende, em grande medida, da compreensão que o público tem sobre ela. Os países que aspiram a ser ao mesmo tempo científicos e democráticos devem oferecer a seus cidadãos oportunidades para desenvolver uma alfabetização científica em um contexto humanístico. Para isso, os métodos e materiais pedagógicos para o ensino de ciências deveriam dar maior ênfase às dimensões humanísticas da atividade científica; ao mesmo tempo, deveriam ser criados mecanismos que possibilitem à ciência aumentar sua presença nos meios de comunicação de massa e na Internet. Nessa mesma direção, os vínculos entre o mundo da ciência e o da cultura poderiam ser fortalecidos por meio da criação ou adaptação de centros de ciência que envolvam a participação de artistas e historiadores, além do incentivo para que museus de arte e de história incluam mais cientistas em suas atividades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CC Attribution 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todas os números de CTS e seus artigos individuais estão sob uma licença CC-BY.
Desde 2007, a CTS proporciona acesso livre, aberto e gratuito a todos seus conteúdos, incluídos o arquivo completo da edição quadrimestral e os diversos produtos apresentados na plataforma eletrônica. Esta decisão é baseada no entendimento de que fornecer acesso livre aos materiais publicados ajuda a ter uma maior e melhor troca de conhecimentos.
Por sua vez, em se tratando da edição quadrimestral, a revista permite aos repositórios institucionais e temáticos, bem como aos sites pessoais, o autoarquivo dos artigos na versão post-print ou versão editorial, logo após da publicação da versão definitiva de cada número e sob a condição de incorporar ao autoarquivo um link direcionado à fonte original.